Instale o Adobe Flash Player 9.0 (ou maior).
JavaScript deve estar ativo.

FEMB no Facebook!

A Deus, que nos tem permitido servir nossos semelhantes, e que tem nos aberto portas e suprido nossas necessidades.
A todos aqueles que compreendem e cumprem o seu papel de responsabilidade social.
Às instituições que acreditam no nosso trabalho e se colocam como parceiros na construção de uma sociedade mais justa e sadia.
(Carla Brunelli)



10/02/2010 - Idosos recebem diploma do Curso de Alfabetização na Serra Sede por Alexandro Xavier

A Prefeitura da Serra realiza nesta sexta-feira,11, às 9 horas, a formatura de 29 idosos no Curso de Alfabetização, que agora passam a ler e escrever. O evento acontece no Centro de Convivência da Terceira Idade da Serra Sede. Os idosos tiveram aulas durante o período de um ano e vão receber certificados de conclusão do curso. A iniciativa faz parte do Programa Vitalidade, da Secretaria de Promoção Social da Prefeitura da Serra (Seprom).

As aulas do Curso de Alfabetização foram ministradas em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O curso significou para os idosos formandos uma descoberta do mundo, a exemplo de Maria Luiza Rodrigues, 74 anos, moradora de São Marcos III, na região da Serra Sede, e Dória Freitas, 56, que vive em Santo Antônio, também na região da Serra Sede. As duas agora imaginam uma vida nova a partir do aprendizado.

Bíblia - Para Maria Luiza, a alfabetização é um motivo de muita alegria. Religiosa, aprender a ler trouxe para ela o prazer de poder ler a Bíblia. “Agora posso sair pregando o evangelho”, disse. A leitura também trouxe autonomia para a vida desta simpática senhora. “Antes, para pegar um ônibus eu dependia que os outros me dissessem qual o destino dele, já que não sabia ler. Agora posso viajar tranquila, sem o risco de pegar o ônibus errado”, cita Maria Luiza.

Por sua vez, Dória Freitas acredita que nunca é tarde para aprender. A idosa fez o curso de Alfabetização e pretende continuar estudando, já tendo feito inclusive o supletivo para a 5ª e 6ª séries. “Fiz o primário há mais de 30 anos na roça, mas já havia esquecido tudo. Entrei neste curso e me animei. Agora quero fazer o supletivo para a 7ª e a 8ª séries e não vou parar, quero continuar aprendendo”, descreve a moradora de Santo Antônio.

Vitalidade - O curso faz parte do "Programa Vitalidade", criado pela Secretaria de Promoção Social da Prefeitura da Serra (Seprom), em parceria com a Fundação Educacional Monte Belo. Além da alfabetização, os idosos que integram os centros de convivência de Serra Sede, Hélio Ferraz, Barcelona e Nova Almeida também são beneficiados dentro do Programa com aulas de artesanato, fisioterapia, oficina de memória, canto coral, dança e hidroginástica.

Serviço:
O Centro de Convivência da Terceira Idade da Serra Sede funciona na rua Maestro Manoel Xavier, S/Nº, bairro Caçaroca, perto do Ginásio Poliesportivo. O telefone é 3251-6993.

Instale o Adobe Flash Player 9.0 (ou maior).
JavaScript deve estar ativo.