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A Deus, que nos tem permitido servir nossos semelhantes, e que tem nos aberto portas e suprido nossas necessidades.
A todos aqueles que compreendem e cumprem o seu papel de responsabilidade social.
Às instituições que acreditam no nosso trabalho e se colocam como parceiros na construção de uma sociedade mais justa e sadia.
(Carla Brunelli)



05/10/2009 – Oficina de Pais e Filhos

No Programa de Atenção à Criança, está sendo desenvolvido um Projeto que se propõe a criar espaços para pais e filhos brincarem, construindo juntos, brinquedos de material reciclável.

Nesta interação criança/adulto o lúdico tem um papel especial e significativo e através dele novas formas de comportamento são experimentadas e socializadas.

Para a maioria dos grupos sociais, a brincadeira é consagrada como atividade essencial ao desenvolvimento infantil.
Com o advento de pesquisas sobre o desenvolvimento humano, observou-se que o ato de brincar conquistou mais espaço, tanto no âmbito familiar, quando no educacional; no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998), a brincadeira está colocada como um dos princípios fundamentais, defendida como direito, uma forma particular de expressão, pensamento, interação e comunicação entre as crianças. Assim, a brincadeira é cada vez mais entendida como atividade que, além de promover o desenvolvimento global das crianças, incentiva a interação entre os pares, a resolução construtiva de conflitos, a formação de um cidadão crítico e reflexivo.( Branco, 2005; DeVries, 2003, Vygotsky, 1984, 1987).

Esperamos que essa atividade enriqueça as relações familiares, fortaleça os laços afetivos entre pais e filhos , resgate um pouco da alegria, do afeto, da esperança na vida dessas famílias.

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